C30

Caiçara UV.Line mantém liderança na Semana de Vela de Ilhabela

Atual campeão venceu regata de percurso e ampliou a vantagem na Semana de Vela e no Campeonato Brasileiro da Classe C30

26.07.2018  |  34 visualizações

Ilhabela (SP) – Uma prova de percurso com 17 milhas exigiu esforço das tripulações ao longo do Canal de São Sebastião, desde a Siriúba até o Curral, em ida e volta. Mesmo quando o vento sudoeste diminuiu de intensidade, o Caiçara UV.Line manteve a dianteira para ampliar a vantagem na Semana de Vela de Ilhabela (SVI) e no Campeonato Brasileiro da Classe C30, que será concluído nesta sexta-feira (27), um dia antes do encerramento da SVI.

A regata durou três horas e meia e teve o vento variando de intensidade, 6 a 12 nós, e de direção, sul para sudoeste. Loyal Red Nose largou escapado, já estava à frente da linha antes do tiro de partida, e teve de retornar para largar novamente, o que prejudicou sua regata. Caballo Loco e Zeus Team travaram duelo acirrado pela segunda colocação e Kaikias mostrou evolução dos tripulantes estreantes na classe. Barracuda e eCycle +Realizado tiveram mais dificuldades no percurso.

Na busca pelo líder da regata, os esforçados tripulantes do Caballo Loco andaram na sombra do Caiçara UV.Line. “Só perdemos a segunda posição na boia de contravento (Farol 4, ao sul do canal). Depois de contornarmos a marca, fomos para o meio do canal, onde o vento e a correnteza nos ajudaram”, relatou o comandante do Caballo Loco, mauro Dottori.

Com a queda do vento, os barcos se dividiram entre, velejar mais rente a Ilhabela ou manter o rumo pelo centro do canal no retorno à Vila, em popa. “Marcamos o Zeus o tempo todo, jibe após jibe (manobrar o barco mudando a vela balão de posição). Fomos assim até a chegada. Exaltou Dottori, que ainda comentou sobre o líder. “O Caiçara é outra história. Parece que estão com pó de pirlimpimpim”.

A tripulação do Kaikias, novata na C30, mas experiente em outras classes, comemorou o quarto lugar na regata e na classificação parcial. “É apenas nossa quarta prova e estamos começando a acertar as regulagens. O legal da C30 é que os barcos andam praticamente juntos”, elogiou o secretário de Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini, tripulante do Kaikias.       

Semana de Vela de Ilhabela (4 regatas e 1 descarte)

1 – Caiçara (Marcos César): (4)+1+3+1 = 5 pontos perdidos

2 – Zeus Team (Inácio Vandresen): (5)+4+1+3 = 8 pp

3 – Loyal Red Nose (Marcelo Massa): 3+3+2+(6) = 8 pp

Campeonato Brasileiro C30 (5 regatas e 1 descarte)

1 – Caiçara UV.Line (Marcos Cesar): 1+1+1+(3)+1 = 4 pp

2 – Caballo Loco (mauro Dottori): 3+2+2+(6)+2 = 9 pp

3 – Zeus Team (Inácio Vandresen): 2+(5)+4+1+3 = 10 pp

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044
  

 

  • Caballo Loco à frente
    (Marcos Méndez / SailStation)

  • Zeus Sailing Team
    (Edu Grigaitis / Balaio de Ideias)

  • Kaikias: evolução
    (André Costa / Ilhabela)

  • Flotilha de C30
    (Marcos Méndez / SailStation)

Leia também...

27.11.2024

Classe C30 encerra 2024 neste sábado (30) com Regata Volta à Ilhabela - Sir Peter Blake

Desafiadora prova de 50 milhas (90 km) conclui a 24ª Copa Mitsubishi de Vela Oceânica; novidade será o Desfile de Barcos às 10h30 no Pier da Vila, antes da largada

04.11.2024

Com Robert Scheidt, Tonka é campeão brasileiro da Classe C30 no Rio de Janeiro

Barco de Ilhabela, do comandante Demian Pons, venceu quatro das sete regatas disputadas na Baía de Guanabara pelo Circuito Rio de Vela Oceânica

30.10.2024

Classe C30 corre Campeonato Brasileiro pela primeira vez no Circuito Rio de Oceano

Competição começa nesta quinta-feira (31) com barcos de Ilhabela, Santos e Rio de Janeiro; Tonka, atual campeão da Semana de Vela, terá Robert Scheidt no leme

30.09.2024

Caiçara KAT Technologies vence 3ª Etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica por apenas um ponto na Classe C30

Após quatro regatas, dois pontos foi a diferença entre os três primeiros colocados, Caiçara, Relaxa Building e Bravo

Entre em contato