C30

Caballo Loco é campeão da Classe C30 no Rio de Janeiro

Barco do litoral norte paulista conquistou o título inédito do Circuito Rio de Vela Oceânica com três vitórias em cinco regatas

03.11.2020  |  543 visualizações

São Paulo (SP) – A tripulação do Caballo Loco não deu chances aos adversários da Classe C30 no 51º Circuito Rio de Vela Oceânica, de 30/10 a 02/11, com mais de 50 embarcações no Iate Clube do Rio de Janeiro. O barco de Ubatuba foi soberano na Baía de Guanabara. Com três primeiros lugares, Caballo Loco não precisou correr a quinta regata, incluída no descarte.

Pela primeira vez a Classe C30 disputou o Circuito Rio e mostrou sua competitividade aos velejadores cariocas. Caballo Loco (SP), Kaikias Via Itália (SP), Zeus (SC) e Loyalty (RS) travaram disputas emocionantes ao longo dos quatro dias nas mais diversas condições de mar e de vento, que variou de calmaria a 30 nós, inclusive com garoa tipicamente paulistana.

Na quinta e última prova, nesta segunda-feira (02), sem o Caballo Loco na raia, Kaikias Via Itália venceu e assegurou o vice-campeonato. No primeiro dia, a vitória na regata de percurso foi do catarinense Zeus, terceiro colocado no Circuito Rio, seguido pelos gaúchos do Loyalty.

O comandante do barco campeão destacou as dificuldades enfrentadas no Rio de Janeiro para chegar ao título. “O primeiro dia foi desafiador. Chegamos a liderar, mas no meio da regata veio a calmaria e uma chuva forte. Ficamos encharcados e estava muito frio. A maré começou a vazar, com muitas ondas. O Zeus se aproximou da terra e conseguiu achar o vento para vencer”, relatou Mauro Dottori, do Caballo Loco.

Nas três regatas seguintes, barla-sota, o Caballo Loco cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. “A raia é dificílima, muita correnteza e buracos de vento. Nossa vantagem é que o Juninho de Jesus (timoneiro) conhece as particularidades do local. Na quarta regata largamos muito bem, controlamos a flotilha, mas na última perna de popa o Kaikias encostou e vencemos por apenas um barco. Foi emocionante”, comemorou Dottori.   

Defendendo o título brasileiro - O timoneiro do Kaikias Via Itália também avaliou as exigentes condições da raia carioca. “Foi um feriado frio e difícil para se velejar, com ventos muito rondados. Em meio à calmaria, entrava de repente uma rajada de 22 nós. A briga na Classe C30 foi, como sempre, acirrada entre quatro barcos que já foram campeões brasileiros. A vitória do Caballo Loco foi merecidíssima. Agora vamos nos preparar para o Brasileiro”, afirmou Beto de Jesus, do atual campeão nacional Kaikias Via Itália .     

As tripulações devem se encontrar novamente nos dois últimos finais de semana de novembro em Ilhabela na etapa final da Copa Suzuki, liderada pelo Kaikias Via Itália, simultaneamente à decisão do Campeonato Brasileiro de C30, com liderança do Caballo Loco. As demais classes do Circuito Rio tiveram como campeões: Bravíssimo (ORC), Danadão (IRC) e Nativo (BRA RGS).

 

Classe C30 no Circuito Rio (5 regatas e 1 descarte)    

1 – Caballo Loco (Mauro Dottori): 3+1+1+1+(DNS) = 6 pontos perdidos

2 – Kaikias Via Itália (Eduardo Mangabeira): (DNF)+2+2+2+1 = 7 pp

3 – Zeus (Inácio Vandresen): 1+3+(4)+3+2 = 9 pp

4 – Loyalty (Alexandre Leal): 2+(4)+3+4+3 = 12 pp

 

Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044
  

 

 

 

 

  • Caballo Loco: campeão no Rio
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Loyalty, do Veleiros do Sul
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Kaikias Via Itália
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

  • Zeus Sailing Team
    (Marcelo Leão / Green Multimídia)

  • Caballo Loco
    (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Leia também...

18.07.2024

Classe C30: talento e emoção na Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Maior flotilha one design (mesmo molde de casco) da competição oceânica, terá barcos de Ilhabela, Santos, Guarujá, Florianópolis e Rio de Janeiro

24.06.2024

Tonka vence Classe C30 no "Warm Up" para Semana de Vela de Ilhabela

Com Scheidt e Alex Kuhl, barco do comandante Demian Pons (YCI) ganhou mais duas regatas no sábado; provas de domingo foram canceladas por falta de vento

17.06.2024

Relaxa Building lidera Classe C30 no início do "Warm Up" para Semana de Vela de Ilhabela

Após cinco regatas no fim de semana, apenas um ponto separa os três primeiros colocados na 2ª Etapa da 24 ª Copa Mitsubishi de Vela Oceânica

12.06.2024

Classe C30 promete emoção no "Warm Up" para a Semana de Vela de Ilhabela

Bravo, de Santos, venceu a 1ª Etapa da Copa Mitsubishi por apenas três pontos; o equilíbrio deve prevalecer mais uma vez a partir deste fim de semana (15 e 16/6)

Entre em contato